Uma Saudade Nostálgica

Sempre me perguntei qual a diferença entre nostalgia e saudades... Será que são a mesma coisa?

Nostalgia, para mim, é a lembrança dos tempos vividos, tendo sempre consciência de que eles não voltam atrás. É, digamos, uma viagem ao passado. Uma viagem que ansiamos fazer, mas como sempre nos disseram: não se pode voltar atrás no tempo e reviver os momentos que mais nos fizeram felizes.

E as saudades? As saudades é sentir a falta de algo ou, mais frequentemente, de alguém. Sentir a falta de quem não está presente, de situações vividas ou de um hábito. Sentir um vazio provocado por essa ausência... um vazio que nunca é preenchido, por mais que tentemos encobri-lo. Mas no fundo é isso: uma cobertura, que não preenche, que apenas esconde esse espaço deixado em vão.

A saudade que sinto mistura-se com a nostalgia: sinto falta das pessoas e recordo os momentos passados em conjunto. Não posso voltar a revivê-los, mas o não estar com as pessoas, faz-me sentir um vazio. Um vazio que não consegue ficar preenchido com as boas recordações que guardo de todos os sorrisos, de todos os gestos, de todos os olhares, de todas as palavras que partilhamos.

À medida que escrevo este pequeno texto descubro que é isso que eu sinto: saudades. Saudades desses momentos que me enchem a alma de esperança e a vida de cor. Desses momentos que trazem á minha face um discreto riso e me fazem ouvir as gargalhadas que demos.

No meio da noite, ao caminhar pelas ruas, debaixo das luzes ainda acesas, relembro esses momentos. E mesmo tentando tapar este vazio da saudade com as lembranças trazidas pela nostalgia, há uma dúvida que permanece no meu pensamento: será que nos voltaremos a ver?

Enquanto isso, continuo a reviver, no meu íntimo, todos esses momentos onde consegui chegar mais de perto daquilo que os outros algum dia apelidaram de felicidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida