Infantilidades nas Manifestações
Eu penso que todos têm o direito em manifestar-se. Desde que tenham consciência para o fazer.
Muito se tem falado das manifestações que têm acontecido no nosso país. Sim. Vivemos numa democracia e, aparentemente, os portugueses decidiram erguer a sua voz e protestar contra as dificuldades do dia-a-dias e contra as políticas do governo. Pessoas que nunca se tinham manifestado decidiram sair às ruas e mostrar o seus descontentamento. Pessoas de diferentes origens, de diferentes estratos sociais e com diferentes razões para se manifestar.
No entanto, por mais que essas razões sejam válidas, porque raio levar as crianças para estas manifestações, com cartazes a dizer coisas do género: "Estão a roubar-me o futuro" ou então "não tirem aos meus pais aquilo que têm para me dar"?! E depois é muito curioso ver como as televisões adoram isto. "Ah. tão giro,que imagem tão linda... Uma criança, o nosso futuro a manifestar-se, a ser solidário com os pais".
Com este cenário só tenho uma reacção:
O quê?! Mas somos ingénuos?!
O que é que as crianças percebem o que estão a fazer?
"Ah, porque é um símbolo".
De aproveitamento? Desculpem-me os paizinhos, mas se querem manifestar-se têm todo o direito, mas levar as crianças atrás e colocar-lhes cartazes com estas mensagens, para mim, isso é ridículo. Na realidade, as crianças são ensaiadas, para um espectáculo que é a manifestação. Porque é tão bonito mostrar os mais pequenos solidários com os paizinhos e a serem o rosto desta revolta... Sim, porque eles até sabem aquilo que estão a fazer... Eles decoraram aquilo que lhes disseram para dizer!
Miúdos de cinco ou seis anos têm de estar a brincar e a ser educados. Só assim se pode ter uma sociedade melhor. Podem dizer que levar as crianças a estar nestas tardes de protesto é também uma forma de as educar para a cidadania. Pois bem, na minha opinião, não é assim que se educa para a cidadania. Educa-se para a cidadania em casa e na escola. Com conhecimento acerca daquilo que nos rodeia, com o conhecimento da história do nosso país e com o saber dos mais velhos. Com a transmissão de valores tão básicos como o respeito e a solidariedade.
Não é a instrumentalizar as crianças para serem simbolos de manifestações que vamos ter uma sociedade melhor. Não. Apenas vamos continuar com uma sociedade superficial, com uma grande parte da juventude que não se interessa pela política e pela sociedade em geral. Estamos a alimentar um sociedade que vive da imagem e das aparências, sem valores, sem conhecimento e sem saber defender os seus ideais, não só em manifestações, como no seu quotidiano.
Lamento, mas há certas imagens que já não consigo "engolir". Imagens e ideias descabidas, que se tornam em verdadeiras modas que todos seguem e todos adoram. Verdadeiras infantilidades...
O mais interessante, é que isto se vai continuar a passar. Porque para a comunicação social aquilo que interessa é a imagem e o seu "valor de mercado". Mesmo que seja numa manifestação contra a austeridade.
Comentários
Enviar um comentário