Animais Com Diploma

Muito se tem falado sobre o "tal vídeo" que o Correio da Manhã divulgou de uma rapariga a ser abusada num autocarro cheio de jovens que aplaudem o acontecimento.

Como devem calcular, não vou conspurcar o meu blog com links do Correio da Manhã nem com vídeos deste tipo, por isso se não souberem do que falo procurem no Google.

Posto isto, apraz-me tecer algumas considerações sobre este assunto. Primeiro, na minha opinião, é no mínimo desprezível aquilo que aconteceu. Desde o acto do rapaz a todo o "achincalho" dos outros estúpidos que estavam à volta. 

Segundo, surpreendentemente, aquilo que gerou mais confusão nas redes socais, pelo menos daquilo que me apercebi, foi o facto de o Correio da Manhã publicar o vídeo. Correm por aí muitas opiniões sobre o facto de ser ou não legítimo por parte do órgão de comunicação social publicar tais "notícias". Vi poucas considerações acerca daquilo que está realmente a acontecer no vídeo: não de discute o "animalesco" do que faz tanto o jovem como todos os outros, que são como abutres; ou a situação da rapariga, que está no meio daquilo tudo, deixando a impressão de que está com uma vergonha imensa daquilo que acabou de fazer. 

Tudo aquilo que é um atentado à dignidade humana, revolta-me. É uma coisa que eu tenho, que eu sinto. Eu sei que há muitos que se estão nas tintas para isso, estão mais preocupados com a aparências das pessoas ou com os pobrezinhos que têm de ir visitar aos bairros, vestindo umas calças de ganga e calçando umas botas (desculpem, mas não resisti em fazer referência à Assunção Cristas). 

Aquilo que está naquele vídeo é um atentado à diginidade humana. Sempre acreditei que aquilo que nos diferencia dos animais é o facto de ser racionais. De termos a maravilhosa possibilidade de pensar. No entanto, depois de visionar as imagens, entendo que isto de ser "racional" não é para todos. Nenhum daqueles jovens que aplaudiram e incitaram ao acto, assim como o rapaz que estava a protagonizar aquilo tudo, não podem ser pessoas. Desculpem, mas não podem. Mais vale dizer que são animais. Ponto final. 

Na minha modesta opinião, aquilo que pode ter acontecido, remete-se a um bando de jovens, que pensam ser os maiores, que saíram à noite, beberam uns copos à grande e estão redondamente bêbedos. E como esta gente é tão otária, quando bebe fica pior. Acham-se os donos do mundo e das pessoas. Sim. Acham-se que são donos das pessoas e obrigam os outros a algo. É claro que me podem dizer "mas ela não fez nada para os parar". Ora bem: quem visionou o vídeo vê, claramente, e principalmente no final, que ela não está orgulhosa do que fez. Muito pelo contrário: parece, sem dúvida, envergonhada e "enxovalhada". Tem a postura corporal de alguém que se sente profundamente humilhada.

Os mais mentecaptos podem dizer "mas porque é que ela não gritou, esbracejou, disse que não?!" Quem nos diz a nós que ela não o fez? Isso não sabemos, porque só se tem acesso ao que está gravado, a nada mais, nem antes daquilo, nem depois. 

O triste de tudo isto é que, para mim, só uma pessoa que não acredita em si mesma, com uma auto-estima baixissíma é que se pode ver no meio de uma situação destas.
E, quando é que começamos a reflectir acerca disto?
Quando é que começamos a reflectir acerca destes comportamentos animalescos que as gerações mais novas estão a adoptar? Porque é que isto acontece? E ainda nos "gabamos" de dizer que vivemos numa sociedade civilizada. Isto é prova de uma sociedade civilizada? Ponham a mão na consciência e olhem à vossa volta. 
Quando é que começamos a reflectir acerca das dinâmicas sociais nas escolas e nas universidades? No tal "bullying", na tal depressão, na tal espiral de inferiorização de que os mais novos sofrem?

Estas são algumas das questões que deveriam estar a fazer capas de jornal. Enquanto não se falar sobre isto, enquanto não se quiser tratar destes assuntos, estaremos a caminhar para uma sociedade que pode ter alunos com uma média de 20 na escola, mas enquanto seres humanos valem zero. É isso que queremos? Animais com instrução, mas sem educação?

Por isso, afirmo que a discussão voltou a centrar-se naquilo que é acessório e não essencial. Depois de já me ter referido ao que é para mim o essencial, vou apenas deixar poucas palavras acerca do acessório.

É errado aquilo que o Correio da Manhã faz. É errado aquilo que os jornalistas daquele órgão de comunicação fazem. É tudo errado e o Correio da Manhã deve ser severamente punido. É claro que tal não vai acontecer, porque no nosso país tudo se pode fazer. Eu apenas gostaria que criassem uma fórmula matemática para o seguinte cálculo: ver por quanto tempo este vídeo fez notícia na publicação e por quanto tempo o vídeo esteve disponível no site. Depois disso, calcular ver quanto dinheiro foi gerado pela publicidade publicidade nesse período de tempo. E esse seria o valor da multa a pagar. Entendam uma vez por todas: o valor de publicidade que o Correio da Manhã angaria com esta porra de trabalho é mais do que suficiente para pagar qualquer multa. Serve para isso e para muito mais. É só por essa razão que o Correio da Manhã não quer saber se o que faz é correcto ou não. O que interessa é que eles vendam. E isso, acontece sempre. Eles continuam a vender. 
Não será que é, também, altura de mudar alguma coisa aqui?

Agradecia muito que alguém acedesse aos meus pedidos. 
Eu e a sanidade mental de todos aqueles que esperam um futuro melhor, mais equilibrado e sensato para todos.
Obrigada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida