Se Pudéssemos Tomar o Sofrimento do Outro

Já é de noite. As luzes que iluminam a rua não me conseguem distrair dos meus pensamentos. À minha frente vai uma mulher apressada que, mesmo quase a tropeçar em si mesma, não pára de cantar numa voz bastante audível. Pode parecer demasiado estranho uma pessoa andar no meio da rua a cantar, mas isso não me choca. Para dizer a verdade, pouco me pode chocar com o pensamento que me assola a mente: "Conseguiria trocar a minha vida por alguém que sofre, mas que acima de tudo eu amo"... 


Não vou entrar aqui naquelas considerações lamechas que todos os dias podemos ver nas novelas foleiras que passam na televisão, naqueles filmes e séries norte-americanas que nos fazem chorar de forma meio patética. Quero falar disto com objectividade. 


Seriamos mesmo capazes de nos despojarmos daquilo que somos e tomarmos para nós mesmos o sofrimento de alguém que temos no nosso coração? Num abrir e fechar de olhos teríamos a capacidade de deixar de lado aquilo que somos, aquilo que queremos, aquilo que desejamos e ansiamos, por uma vida diferente da nossa e que traz dor...

Confesso que sinto uma grande tristeza por saber que há pessoas boas e que não merecem de todo passar por qualquer tipo de sofrimento. Por vezes é-me muito difícil compreender porque raio de razão é que pessoa X tem de sofrer, se ela seria a primeira que deveria sentir a verdadeira felicidade e poderia alcançar aquilo que mais sonha. Mas, aí está: nós seríamos capazes de abdicar da nossa felicidade ou da nossa possível felicidade pelo sofrimento do outro?

No entanto, será que conseguimos ser completos egoístas e sermos completamente felizes quando alguém que amamos sofre? Creio, absolutamente que não. Talvez afirme isto de forma tão convicta, por nunca ter sentido essa felicidade completa de que tantos falam. No entanto. se formos pessoas conscientes tenho a certeza de que não somos felizes quando alguém ao nosso lado sofre. Isso não é possível. Nós não conseguimos ser tão independentes do outro, que a dor pela qual esse outro passa não nos consegue afectar!



É verdade que são raras as vezes em que o ser humano tem a decência de olhar para si próprio. Nós gostamos mais de olhar para os outros e criticá-los, apontar-lhes o dedo e dizer-lhes como eles são "isto e aquilo" por serem como são. Se prestássemos mais atenção aquilo que nós próprios somos, aos nossos valores, às nossas qualidades, aos nossos defeitos, teríamos a clarividência necessária para identificar se somos ou não felizes... Mas, eu digo, verdadeiramente felizes. Se formos honestos connosco próprios, teremos uma resposta verdadeira. E se amarmos alguém que sofre e olharmos para aquilo que somos e reafirmamos com toda a confianças que somos felizes, então algo de muito errado se passa com cada um de nós.

Por muito lamechas e falso que vos possa parecer, posso afirmar que há algumas pessoas neste mundo pelas quais eu trocava aquilo que tenho. Há pessoas neste mundo pelas quais eu trocaria aquilo que sou pelo seu sofrimento. Acredite quem quiser, mas é a pura das verdades. Não me consigo imaginar uma pessoa completamente feliz e realizada se alguma destas pessoas sofre.

Porque será que me parece que aqueles que passam por duras provas durante a vida, são as melhores pessoas que conheço neste mundo?
Não sei.
É como se ao pensar nisto, tudo deixa de fazer sentido.

De repente dou-me conta que a mulher que ia à minha frente já desapareceu. Apercebo-me, também, de que estou a chegar casa. E é aí que desejo que tudo possa ser diferente, que, ao menos, possamos ser mais conscientes para com o outro. E já que não podemos tomar para nós o sofrimento de quem amamos, que tenhamos a capacidade de lhes mostrar o quanto eles nos são caros e que nunca estarão sozinhos com a sua dor. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida