Absurdamente Absurdo

É evidente que o mundo mudou. A realidade que vivemos não é a mesma de 50 anos, por exemplo. A evolução da tecnologia, nas comunicações, enfim... Uma infinidade de coisas que também contribuíram para a sociedade em que estamos.

Confesso que é com preocupação que olho para o nosso presente. Parece-me ser verdade que a evolução no mundo não significa apenas coisas boas. No Priberam (http://www.priberam.pt/DLPO/) a palavra evolução significa "desenvolvimento ou transformação gradual e progressiva (operada nas ideias, etc.) (...) Crescimento; desenvolvimento; aperfeiçoamento; exercício". Para aqueles que olham a palavra crescimento como apenas positivo, do meu ponto de vista crescer pode não significar só coisas boas. Deste modo, nada me diz que essa evolução só traz coisas boas.

Falando da nossa sociedade ocidental, talvez uma das grandes conquistas é a nossa liberdade de expressão. É importante que isso possa existir. Porque raio não poderei dizer ou escrever aquilo que bem entender? No entanto, é com tristeza que tantas vezes procuro honra, honestidade e sinceridade nas pessoas e raramente as encontro. Como devem calcular não posso aqui afirmar que esses valores existiam há anos atrás, como poderei sabê-lo se não vivi nessa altura? Não quero dizer que concordo com aquela frase que tantas vezes ouvimos, como "antigamente é que era". Nada disso. Porém, é com grande tristeza que me vou dando conta que, cada vez mais, os valores que aqueles que me educaram me transmitiram parecem ser cada vez mais uma miragem. Por vezes, até parecem ser mentira.

Vejamos, os pequenos favores que realizamos pelos amigos ou pela família. Muitos fazem um favor a um amigo, porque sabem que amanhã ou depois podem precisar desse amigo e se o ajudar quando ele precisa ele depois não tem cara para não nos dar um "jeitinho" quando acharmos necessário. Não será esta uma forma de corrupção? Se arranjo uma "cunha" para um familiar, em detrimento de entrevistas que devo fazer e onde posso encontrar pessoas muito mais bem preparadas, isso não é errado? Ou então falando dos falsos concursos públicos "desenhados" para apenas uma pessoa? Isso é prática recorrente e que todos nós conhecemos, como é exemplo aquele caso, que veio para a imprensa, de uma oferta onde até estava inscrito o nome para quem era o lugar. Nem vale a pena aqui mencionar os grandes casos de corrupção nas empresas e no Estado, se não nunca mais acabaria de escrever. Onde está então a nossa honestidade?

O mesmo se passa com a lealdade. Onde é que ela está? Ela é uma das características que é tão difícil de encontrar. Quantos são aqueles que estão do lado de quem lhes oferece mais oportunidades de subir. Não há lealdade para com quem trabalhamos, para com quem nos relacionamos. A palavra compromisso parece que deixa de fazer sentido. O pensamento de muitos é simples: "porque razão me vou comprometer com alguém? O que importa sou eu e apenas eu. Eu tenho de fazer o que for necessário para ficar bem". Deste pensamento que, a meu ver é absurdamente absurdo, advém outras coisas que cada vez mais me repugnam: o egoísmo, o "espezinhamento" do outro, a mentira, a traição.
Há uns tempos atrás todos estes comportamentos medíocres me repugnavam, porque eu pensava que
nada disto era normal. Foi com o oposto a tudo isto com que cresci e quando assistimos a situações para as quais não estamos preparados e que fogem dos parâmetros que temos na nossa cabeça, tendemos a achar que isso é anormal. No entanto, cada vez mais acredito que estes comportamentos não são anormais, apenas demonstram a falsa racionalidade do Homem. O Homem rege-se pelos seus princípios pré-história. E ponto final. Só o facto de Homem estar cada vez mais a responder aos seus impulsos básicos, explica o completo "marimbanço" para com o outro. Quem lixa alguém para subir na vida é porque se está nas tintas para todos os outros. Quem é corrupto é porque apenas quer mais dinheiro, mais poder ou mais reconhecimento sem se importar com o outro. Quem trai alguém é porque acha que está acima de todos os outros neste mundo e que pode enganar quem quer que seja.

Não sei se sempre foi assim ao longo dos séculos. Mas a verdade é que a evolução não traz o fim dos erros e da sujidade humana. Creio apenas que as tornou mais visíveis, ao invés de fazer com que quiséssemos e tentássemos ser melhores seres humanos, melhores pessoas, melhores cidadãos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida