Seremos o Espelho dos Outros?

Hoje dei por mim a pensar o que é que as pessoas querem dizer com a frase: "somos o espelho dos outros". Isso significa realmente o quê? Só encontro uma resposta e admito que é a mais óbvia: somos semelhantes, no nosso comportamento, àqueles que estão ao nosso lado. Sinceramente, morro de medo de pensar que isto possa ser uma verdade absoluta.

Grande parte da minha vida foi sendo feita junto a pessoas das quais vale a pena seguir o exemplo: pessoas honestas, sinceras, que sabem o verdadeiro sentido da amizade e que lutam para conseguirem aquilo que querem, sempre com base em princípios e valores.

Mas o que é que pode acontecer quando deixamos de estar rodeadas dessas pessoas? Quando passamos todos os dias junto daqueles que nos ensinam "a sobreviver neste mundo", como dizem? Tenho saudades da paz de espírito com que encaramos a juventude. De rir por tudo e por nada, de não ter preocupações (como tenho saudades disto!), de não ter de julgar todos os meus passos, nem pensar naquilo que me pode acontecer, se tomar certa atitude. Agora que escrevo isto, acredito até, que é na nossa juventude em que somos completamente livres. Se reparar bem, é verdade. Somos livres de quaisquer amarras, que possam existir, tomamos decisões sem pensar, tendo a ideia de que nada pode ser absolutamente grave, somos ingénuos e apenas queremos rir e estar com quem nos faz sentir bem. Essa é a verdadeira liberdade. Mas como tudo aquilo que se tem, se pode perder, eu há muito perdi essa liberdade.

Neste momento desejo apenas estar com pessoas corajosas. Que não têm medo de defender aquilo em que acreditam, que rompem todas as barreiras, que têm de romper, que rasgam os caminhos que tiverem de rasgar, para conseguirem o seu objectivo. Mas atenção: não falo de oportunistas. Falo de uma coragem verdadeira. Aquela que nos faz estar com um sorriso na cara, que faz com que nos levantemos todos os dias, com a certeza de que esse é um passo importante para alcançar a felicidade. Ou, pelo menos, manter essa felicidade. Porque as pessoas que são assim, corajosas e honestas, são a própria felicidade. Porque a eles ninguém os pode deitar a baixo e não se submetem a ninguém. Prezam a sua dignidade e os seus sonhos acima de qualquer ordem e interesse. Levam tudo à frente. Não têm vergonha do que sentem e enfrentam a corja deste mundo. Dizem aquilo que pensam a quem tiverem que dizer, sempre com respeito.

Apenas me resta uma questão: por onde é que andam estas pessoas? Alguém já as encontrou?

Resta-me dizer que só gostaria de estar com alguém dessa estirpe durante a maior parte do tempo do meu dia. Aprenderia alguma coisa? Não sei. Mas, pelo menos, tinha esperança de me poder tornar no espelho de alguém assim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida