Orgulho em Prosa

Sorrio. Sentada de frente para ele, sorrio.
Finalmente, ele está bem. A luz irradia no seu rosto, os seus olhos azuis brilham. Ele está entusiasmado.

Quando sair daqui ele sabe que tudo começa agora.

Ele já a começou a ler. Talvez seja por isso que consigo decifrar uma lágrima no seu rosto. Sorrio ao de leve e atrevo-me a secar aquela lágrima.

Ele torna a fixar-se na carta que lhe dei. Sempre me foi muito mais fácil escrever do que falar.


"Quando amamos sentimos orgulho. Quando amamos verdadeiramente, é claro, sentimos um orgulho imenso pelo o outro.

Quando olho para ti sinto um imenso orgulho por ver aquilo em que tornaste. É harmonioso poder ver como cresceste... Como és aquilo que és hoje. Como sempre dizes, só quando caímos sabemos a força que temos para nos levantarmos. Lembro-me bem de quando ouvi essas tuas palavras pela primeira vez. Na altura, tudo fazia sentido. Era aquilo que eu precisava de ouvir para conseguir arranjar forças para seguir em frente... Para continuar a acreditar em algo, para continuar a crer que algo de bom está à minha espera.

Por isso, irei estar sempre grata. Deste-me o alento para saber que não estava só. Na dor que me transmitias eu via a minha própria dor. As tuas dúvidas eram também as minhas naquela confusão de sentimentos e na distância abismal, que cria em nós justificações e histórias para a nossa queda contínua que ambos protagonizávamos... Eu sabia que não estava sozinha. Naquela confissão mútua de que nada à nossa volta fazia sentido, nós acabámos por nos encontrar um ao outro, com aquilo que me dizias, de forma simples e sincera, sem rodeios ou floreados. Claramente, eu conseguia perceber o que estavas a dizer. E, sem sombra dúvidas, eu sabia que não estávamos sós. No sofrimento de cada um, encontrá-mo-nos.

Depois o caminho foi-se fazendo. Eu continuei no meu sofrimento, as amarras foram muito mais fortes do que eu, foram muito mais fortes do que o teu carinho e eu não me consegui libertar. 
Tu não.
Eu conseguia ver em ti esse crescimento. A forma como saíste mais forte, mais consistente, mais aberto e mais livre. Eu assisti a essa tua crescente liberdade de afectos, de sentimentos, de acções. A partir do momento em que percebi que, de facto, te tinhas reerguido eu sabia que te tinhas salvo. Eu sabia que te tinhas encontrado, tinhas agarrado nessa tua força e agora estavas aí, pronto para enfrentares as desilusões do dia-a-dia, as dificuldades de por aqui andar, os obstáculos que existe quando se quer amar.

Estavas pronto para perdoares, para arriscares, pronto para aceitares o amor que os outros te davam. Pronto para amar.
Pronto para seres feliz.

Não consegues imaginar como estou orgulhosa de ti. É um sentimento maior do que eu, é grande, generoso e ao mesmo tempo desconcertante. Como é possível amar alguém desta forma desprendida e livre? É uma questão tola. É claro que sim. É esse o verdadeiro amor. Esse é o verdadeiro amor, aquele que nos enche de alegria por ver que o outro está bem.

E eu sei que tu estás bem.
Estás bem e estás a caminhar para ser cada vez melhor. E eu tenho a certeza de que o serás: porque tu conseguiste libertar-te daquilo que te fazia mal e tiveste a coragem de arriscar. É isso que te torna diferente de mim. É isso que te dá esse semblante esplendidamente calmo mas, ao mesmo tempo, tão apaixonante.

Era capaz de ficar horas a admirar-te, sabias?
A tua escolha de fazeres as coisas ao teu tempo, sem corresponder às expectativas de quem quer que seja, sem serem as tuas. É essa tua forma distinta de ver os outros, de aceitar a realidade que te torna naquele que tem à sua espera a oportunidade de viver a vida. 

Intensamente e verdadeiramente.
Uma oportunidade que tu próprio criaste e é por isso que tudo é tão bonito. É isto que torna tudo maravilhoso.

Sabes mais uma coisa? Gostaria que os outros te pudessem conhecer assim, desta forma tão própria como eu. Talvez fosse possível salvar mais pessoas, não achas? Era estupendo que mais pessoas te pudessem conhecer... Pessoas que estão à beira de desistir, que estão à beira de deixar de sonhar... Talvez lhes pudesses dar algum alento.

Não estou a falar de mim. Faz tempo que desisti. Sabes bem que já vou tarde. Já não tenho forças para criar essa oportunidade de viver... Já não tenho sequer forças para sonhar. Desculpa-me, mas não tive tanta coragem como tu... Talvez seja isso que me faça sentir ainda mais pequena ao teu lado... Mas é também isso que faz com que o meu orgulho seja ainda maior por ti. Tu soubeste dizer não na altura certa. Tu soubeste dizer sim quando foi preciso. Eu não. Sempre me escondi atrás desta armadura de dever e obrigação. Enfim... Agora já é demasiado tarde para mim e eu já não importo. 

Não te preocupes comigo, sim?
Deixa-me dizer-te o resto.

Se outras pessoas que estão à beira de desistir de tudo te pudessem conhecer... Te pudessem ver, assim como eu te oiço e te vejo... Tenho a certeza de que mais se salvarão. Rezo a Deus para que isso aconteça. Nunca ninguém deveria ser privado de sonhar. Nunca ninguém deveria desistir de viver a vida... Por isso, quantos mais conseguimos salvar, melhor. Vou tentar fazer isso, acredita.

Finalmente, tem a certeza de que só quando penso em ti, a minha cabeça consegue parar de latejar. Só quando te vejo o meu coração descansa verdadeiramente. Só o meu fascínio por ti me faz esquecer de todo o cinzentismo humano e mundano de que estou rodeada. Só as tuas palavras me fazem esquecer os demónios que me perseguem, os erros que cometi, as asneiras que disse. Só ao te ouvir consigo parar de me sentir uma merda. De sentir que o fim da linha já chegou.... Por isso, obrigada. Agradeço-te porque nem que seja por um segundo, ou uma hora, eu consigo parar de ser eu mesma. Sou outra coisa qualquer que se emociona e quase volta a sentir o seu coração a bater de novo. Muito obrigada por isso.

Agora vai.
Vai para perseguires essa felicidade.
Vai, ela está à tua espera. Fizeste de tudo para a merecer. Agarra-a sem medos. Estarei sempre na
sombra a olhar para a tua luz, tendo a certeza de que tens tanto para viver, tanto para sentir, tanto para amar. Tens uma vida inteira pela frente para para sorrires, para olhar para o outro, para nunca desistires. Tens uma vida inteira junto daqueles que nunca te vão abandonar. Junto daquela que te ama e seguirá sempre contigo do seu lado. 

E, não te esqueças, tu vales sempre a pena.
Tu valerás sempre a pena.

Nem tudo será bom. Sabes tão bem como eu que a vida é mesmo assim. Mas eu sei que da mesma forma que te conseguiste superar naquele passado, vais conseguir superar-te no futuro.
Tu és assim."

Ele ergue a sua face e fixa os seus olhos em mim. Beijo-lhe a face e levanto-me. Oiço quando dobra a minha carta. Sei que a guarda.

Chego ao pé da beira da estrada, assim que me viro...

Agora, sim.

Vejo-o a partir e o orgulho está sempre lá de mãos dadas com o amor que sinto por ele. Ele conseguiu ser melhor do que os seus erros.
Ele conseguiu ser maior do que os seus arrependimentos.
Ele conseguiu ser superior às suas tristezas.
Ele conseguiu ser grande.

Ele é grande.

E, agora, no seu caminho, junto de quem ama, ele será sempre grande.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida