Mensagem Àqueles que Não Têm Noção do que Têm

Confesso que existem várias pessoas que me irritam. Principalmente, aquelas que têm tudo na vida para serem felizes e passam por cima disso, arranjando esquemas infindáveis para não estarem bem. Não aproveitarem aquilo que de bom têm, aquilo que faz, ou que pode fazer, o ser humano feliz. Porque raio é que as pessoas não aproveitam as bênçãos que têm e seguem em frente? Para quê arranjar desculpas, fantasias, que lhes toldam o pensamento, fazendo com que a sua estupidez influencie a tudo e a todos?

Já basta quando nada parece correr bem. Quando os problemas reais acontecem: a falta de amor, a solidão, passar fome, traumas, sofrimentos, incapacidade para ser melhor, incapacidade de sentir... Isso sim, são questões reais que fazem com que paremos. Com que desanimemos, com que passemos a imaginar aquilo que não existe, querendo, por vezes, ficar presos a essa imaginação, porque ela é bem melhor do que a dura realidade. E, por vezes, esse fechar para o que está à nossa volta torna-nos vazios...

Agora quando as pessoas arranjam as suas próprias histórias e decidem vitimizar-se e infernizar os outros e a elas próprias só porque lhe apetece ou porque não têm mais nada para fazer, isso, para mim, é muito mais do que ridículo. É inconcebível, egoísta e prepotente.

Acredito, porém, que essas pessoas possam ser diferentes. Podem ser melhores. Se tiverem a iniciativa de deixarem de olhar para o próprio umbigo e se derem conta daquilo que está à sua volta... Se abrirem os olhos e perceberem que existem outras pessoas no mundo para além delas e dos seus caprichos. Não é por obrigarem a quem está à vossa volta a fazer-vos a vontade, que isso faz com que os gestos sejam genuínos... O que é que as pessoas preferem: que a sua vontade se faça porque alguém o proporciona com gosto, ou que essa vontade se faça por imposição de costumes, da moral? Não será mais belo se a escolha de nos agradar seja genuína e livre de obrigações?  

Não creio que as pessoas nasçam egoístas. Penso que se tornam egoístas. Por isso, também podem voltar a deixar de ser assim, certo?

Se têm uma família, se têm alguém que vos ama, se têm amigos, filhos, netos, se têm uma casa, um sítio onde dormir, onde encostar a vossa cabeça quando o cansaço é demasiado, se têm com quem partilhar a vida, se têm a oportunidade de fazerem aquilo que gostam, se têm todos os instrumentos necessários para seguir os vossos sonhos, então, façam-me um favor e deixam-se de merdas. Deixem-se de se queixar. Aproveitem isso, o que têm. 

A maior parte das pessoas nunca chega a encontrar o sentido para a vida, por isso deixem de ser uns otários e agarrem com liberdade, compaixão e amor o que de bom a vida vos deu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Dúvida da Certeza

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

Conhecer e Dar-se a Conhecer