Até à Próxima, Até Agora.

Estou a tentar lembrar-me da tua face da última vez que te vi... A forma como sorriste, como abriste os olhos, como falaste, como fechaste os olhos. Estou a tentar, desesperadamente, lembrar-me de todos esses gestos, mas, por alguma razão que desconheço, não o consigo fazer.

Talvez seja pelo facto de, se o fizer, essa ser a certeza de que me estou a recordar da última vez que te vi. E, se calhar, o meu cérebro ainda não me permite chegar a essa verdade absoluta, porque, no fundo, eu só quero ter mais uma oportunidade para te ver... Para falar contigo... Para te dar um beijo e dizer, "até à próxima", como tantas vezes te disse.

É claro que as lágrimas continuam a escorrer-me pelo rosto, mesmo eu sabendo que isto foi o melhor que te podia ter acontecido. Mas, mesmo assim, custa-me saber que já não vais estar a cinco minutos de mim.

Foram muitos anos. Muitos anos em que me ensinaste grande parte daquilo que sou hoje. Talvez, se não tivesse estado nas tuas mãos, não teria conhecido aquilo que pode ser o amor, o cuidado, o respeito, a solidariedade, a pura amizade e a gratidão. Foram tantos anos e foram tantas as coisas que me ensinaste que não me é fácil colocar isso em palavras... Sejam elas escritas ou faladas. Parte do que sou, parte daquilo em que acredito, parte da minha forma de me comportar a ti te devo... E a ti te agradeço. 

São muitas as situações em que me deparo com essa realidade... Com a realidade de que se me comporto de certa forma em ti aprendi isso. A capacidade de sofrer, em ti aprendi. A capacidade de desejar sempre o melhor a quem se ama, em ti aprendi. A vontade de dançar, em ti aprendi. O gosto pela música, que desde cedo me foi incutido pelas cassetes que ouvia em tua casa, foi-me cultivado por ti desde tão pequenina... Mesmo que fossem as músicas dos cantores românticos de que tanto gostavas e que agora nada me dizem.. Porém, era esse pequeno ritual de, em pequenina, escolher a cassete e colocá-la no rádio, que tratavas com tanto afinco, que fez em mim crescer esta necessidade que é estar perto da música e de, assim, hoje em dia, ter algo onde me posso resguardar de tudo aquilo que me entristece e entrar num mundo só meu...

A criação dos nossos pequenos rituais faziam em mim crer que tu estarias sempre ali. Porque se os rituais estavam estabelecidos, eles eram o sinal de que tu também estarias sempre ao meu lado, a viver esses mesmos rituais.

Não me esqueço de como cuidei de ti, nem nunca me vou esquecer da forma como tu cuidaste de mim. Um exemplo que estará sempre comigo e que, talvez, seja dos poucos que me continua a dar a capacidade de amar. Porque, através do teu exemplo, eu aprendi que o amor está sempre em nós, mesmo que a nossa vida esteja repleta de sofrimento... E como tu sofreste...

Graças a Deus que nunca me deixei ficar longe de ti.Mesmo quando o mundo estava contra nós, quando chegaram as proibições e os avisos eu sempre arranjei forma de te ver. Por tua causa. Sempre por tua causa. Porque com o teu gesto meigo sempre me ensinaste que nunca se pode deixar para trás aqueles que amamos, mesmo que nos queiram impôr o contrário. Por mais essa força, Obrigada. Sempre obrigada.

Antes de receber esta notícia, que agora me veio mostrar, mais uma vez, que também partimos, ouvi uma senhora dizer, com os seus oitenta e tal anos, que, apesar de viver sozinha, ela nunca estava sozinha. Porque, em primeiro, Deus estava sempre com ela. Da minha parte, também tu me mostraste isso: apesar de te quererem proibir de tudo, havia algo que nunca te conseguiram tirar: essa presença continua de Deus e, ambas sabemos, que foi essa certeza que te fez continuar. Agora sei que estás bem. Em algum sítio onde, finalmente, estás em plena harmonia, porque, alguém como tu, só merece aquilo que de melhor pode haver.

Hoje, apesar de o meu coração chorar, também eu tenho a certeza de que Deus está sempre comigo. E agora tu também. Podes não estar a cinco minutos de mim, fisicamente, mas, agora, estás ainda mais perto.

Por isso, aqui te volto a dizer: Até à Próxima. Até daqui a Pouco. Até Agora. 

Comentários

  1. Lindo texto com Paz, Luz nas linhas e, nas entrelinhas com os pés assentes na Terra e, um Adeus e, até já... , olhando para o Céu, sem esquecer e, reviver o muito e, o tanto, que a Vida nos dá, empresta e, ensina a caminhar e, seguir até um dia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida