Atinjam os Vossos Objectivos, mas com valores, Por Favor!

Sim, eu sei que não é muito habitual um título ser um pedido, mas de seguida passo a explicar a razão disto acontecer.

Nos tempos que correm existem pessoas que acreditam que tudo pode ser possível: podem continuar a ter o que querem sem olhar para o lado. Vejamos, eu acredito piamente, e não o escrevo de forma irónica, que existem pessoas que "vivem num mundo à parte", como costumo dizer. Não sei se pelo meio em que nascem e crescem, pela sua educação, ou porque são simplesmente desligadas do mundo à sua volta, mas, a verdade, é que esse tipo de pessoa existe. Estão noutro planeta completamente diferente, não sabem qual a sua realidade, nem sequer reconhecem o mundo de miséria e tristeza em que se vive. Para elas tudo é lindo e cor-de-rosa. Aposto que as raparigas ainda sonham com póneis e os rapazes ainda acreditam nos poderes dos super-heróis. Com esses apenas me posso rir. Não me aborrecem, nem me desmotivo, apenas solto uma leve gargalhada e, em certas ocasiões, chego a pensar que ser assim, "uma cabeça vazia", até que não é mau. Concerteza que têm pouco com que se preocupar. E, para ser realista, quem não gostaria de viver sem preocupações?

Depois existe outro grupo de pessoas. Pessoas que se estão a marimbar
para o resto do mundo. Elas são importantes, aquilo que elas fazem é o melhor de tudo e são capazes de fazer qualquer coisa para chegar ao seu objectivo. Nem que para isso lixem outros pelo caminho. Sim. Eu, normalmente, sou faço parto do conjunto desses "outros" que ficam lixados nesse caminho. E já o fui algumas vezes e tenho a certeza de que o vou continuar a ser. E a explicação é simples: não tenho os mesmos instrumentos, o mesmo carácter e a mesma falta de valores que este grupo de pessoas.

São muitas as vezes em que me pergunto o que são valores. São também muitas as ocasiões em que me perguntam porque é que eu me importo tanto com isso já que na sociedade em que vivemos são poucos aqueles que têm isso em atenção. Eu só sei responder que sou assim. Os valores são nos ensinados e incutidos desde pequenos e depois têm de ser desenvolvidos. E, para mim, um humano só é um verdadeiro ser humano se tiver valores, se reger a sua vida e as suas acções por esses mesmo valores: o amor, a amizade, o respeito, a lealdade, a confiança, a fidelidade, a ética. Quem não faz isso para mim são como meros parasitas que nos infernizam. Que nos fazem perder as referências e as estribeiras. Que nos levam ao limite da paciência e que provocam em nós a vontade de nos vingarmos, a vontade de responder com duras palavras, a vontade de agredir, de chegar à violência física. É verdade. Quantas vezes não tivemos ganas de ir ao "focinho" de alguém que nos prejudica? Todos nós já tivemos. No entanto, se tivermos estofo e carácter conseguimos ser fortes. Não nos deixamos dominar por isso, mesmo que seja tão difícil aguentar-mo-nos no nosso canto e não poder gritar umas verdades na cara de alguém. Só porque não é correcto. Só porque nos iremos prejudicar ainda mais. Só porque essa pessoas nos pode continuar a tramar ainda de forma mais tortuosa.

Apenas quero dizer que tenho um certo... como se diz... ASCO (penso que é a palavra certa) àqueles que se aproveitam de quem bem entendem. O aproveitamento é realmente algo que me incomoda e, tal como já referi, já senti isso na pelo. Eu sei bem que eu não sou assim tão importante para alguém me querer lixar de propósito. Sei que faço parte dos chamados "danos colaterais". Quando os parasitas têm um objectivo em mente passam por cima de tudo o resto para os concretizar. Eu sou um pouco desse "resto" e a sensação não é agradável. Prejudicar outros em benefício próprio é uma coisa que me deixa com os cabelos em pé. Sei bem que isso vai continuar a acontecer e que, cada vez mais, essa verdade me vai passar pelos olhos. 

Porém, é também por essa razão que quis aqui deixar um apelo: se têm algo em mente, se têm um propósito na vida, lutem na base dos valores correctos. Será tudo mais difícil e trabalhoso, porque não iremos utilizar mentiras, enganos e tramóias. Mas seremos verdadeiros e aquilo que conseguirmos irá ser graças a nós mesmos e àquilo em que acreditamos. É a mesma situação em que um atleta limpo é campeão na modalidade em que compete. Um atleta que se dopa nunca será um verdadeira campeão, porque aquilo que faz é sujo, é batota. 

Não nos doparmos e sermos limpos e verdadeiros é a única forma de sermos felizes. Só assim podemos gritar ao mundo que conseguimos, sem nada de que nos possamos envergonhar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida