O que acontece quando os PunkSinatra vão ao Bairro Alto

22h. 
Combina-se um quarto de hora antes, mesmo tendo a certeza de que nada acontece no tempo em que está previsto, tenho esperança de que vai ser diferente. É claro que não foi. 

Atraso e atraso, mas nada que não se resolva.
"Estamos atrás de ti", é o que me dizem. Eu não vejo ninguém. 
"Será que se enganaram?" Não. Eles é que me enganaram a mim. Afinal de contas eles é que já estavam mais à frente e no final apercebo-me que estávamos todos à espera uns dos outros. 

Não há crise. Hoje não é noite para preocupações. Assim que chegamos ao local combinado, que não tínhamos bem a certeza onde era, já passava meia hora da hora marcada. Estava com esperança de que as coisas estivessem prestes a acontecer. Só depois me apercebo de que a noite não era para ser previsível, por isso, o início da música ainda demorava. Cumprimento o vocalista, mas ainda não tinham chegado todos.

E se fôssemos dar uma voltinha pelo Bairro? 
Lá fomos nós, como se nunca tivéssemos andado por aquelas ruas. 
Pelos menos à noite e sóbria, acho que nunca tinha andado por ali, o que fez com que fosse uma visita diferente. Repara-se em janelas, moradores, que enquanto as ruas se enchem de diversão eles preparam-se para um novo amanhã, bares mais calminhos outros com karaoke, lojas de roupa e bijuteria. 

Ainda era cedo para o concerto começar, por isso podíamos dar mais um giro pelo sítio. Tão sóbrios que estávamos que acabamos por parar frente à ementa de um restaurante, que tinha toda a lista traduzida em cinco línguas. Tenta-se arranhar o italiano e inventa-se a pronúncia alemã. Como disseram: "Isso soa mesmo a alemão." Respondo: "Talvez porque aprendeu a ler os rótulos dos gelados da Häagen-Dazs". 

Depois de beber algo, é altura ideal para regressarmos ao Berlim Bar. 
E quem tem marca na mão é só entrar. 
Já se ouvia o grande som da bateria de Luis Lobão, os acordes na guitarra de Rodrigo, o poderoso baixo de João Pinto e a voz sempre característica de João Pedro Almendra. Os PunkSinatra começavam o concerto, com uma audiência bastante mais composta em comparação àquela que estava no MusicBox, no Verão de 2010. Talvez isso seja a indicação de que a banda está a crescer cada vez mais. E ainda bem que assim é: eles são com um novo fôlego na música que se faz nosso país que usa a melhor arma para fazer passar a sua mensagem: o português. E com várias influências: Metal, Rock, Punk, Ska....

Ontem até se ouviu José Mário Branco e João Pedro não se esqueceu de dizer que também a música dos PunkSinatra podia estar na Eurovisão. E nisso tem razão. Mas se já estão a tentar correr com os Homens da Luta, cuja letra de "Luta é Alegria" não é nada por aí além, a música dos PunkSinatra iria ser condenada logo desde a primeira tentativa para entrar no concurso. Talvez isso fosse necessário para que o grande público olhasse para eles de imediato. Mas eles são tão leais à música como à sua atitude (nunca desistir do que querem pelos melhores meios possíveis). Por isso, é impossível que o reconhecimento de outros demore mais tempo a chegar, já que os PunkSinatra não vão desistir da sua música e mais cedo ou mais tarde o reconhecimento de mais pessoas vai chegar. 

Este concerto trouxe também alguns dos temas do novo trabalho "À Socapa do Sistema", como "Hoje não". Almendra disse que em Abril vão lançar o seu trabalho, pela primeira vez em formato físico, o que só acontece por iniciativa própria, sem apoio de editoras já formadas no mercado.

O público cantou algumas das canções mais conhecidas da banda, como "Andas Por Aí" e dançou ao som das novas músicas que apresentaram. Uns mais entusiastas que outros vibraram com o som dos PunkSinatra, havendo constantes elogios à performance dos músicos, que transportam para os instrumentos a força das palavras cantadas pelo vocalista.

A música dos PunkSintra deixa surpreendido quem ouve pela primeira vez, mas cumpre e supera as expectativas de quem já conhece o trabalho desta banda desde o seu início. 

Os PunkSinatra vão continuar a electrizar as nossas cabeças, com concerto marcado já para dia 20 de Março, no Ginásio Alto do Pina, na Alameda, em Lisboa. 


Pergunto, "vamos perder isto pessoal?"


Myspace dos PunkSinatra:
http://www.myspace.com/punksinatraband

Videoclip da música "Andas Por Aí"

Comentários

  1. Vamos perder?! estás doida?!

    o meu alemão perfeito a ler e ementas e rótulos é fenomenal...

    grande noite a de ontem

    (a beteria é mesmo poderosa)

    ***

    (a tua irmã grande, como quem diz 'your big sister' hihi)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida