Conversas com um hipotético Psicólogo

Pensa um psicólogo, ou pelo menos um que se acha como tal:

"O erro é complicado.
Podem pensar que esta é uma frase simples, repetível por todos, que nada tem de original. Quem sou eu para dizer que ísso é mentira? Ninguém. Nem sei porque tenho de ser invetivo. De arranjar frases bonitas e poéticas para dizer aquilo que todos nós sabemos: o erro é complicado.
Não quer dizer que com ele não venham coisas positivas.
Posso dizer, outra vez, o que toda a gente sabe: a melhor consequência que o erro pode ter é o facto de para a próxima não o repetirmos e aí fazer o correcto.

Desta vez, não quero pensar nisso.
O erro pode trazer coisas positivas, como momentos de felicidade. Sim. É verdade. Dadas a certas decisões que tomamos e que na altura nos parecem mais acertadas, vivemos com elas e somos felizes. Agora que vejo a enormidade do meu erro, sinto que isso é verdade. Mesmo com a má decisão que tomei, fui feliz. Talvez tivesso mesmo que errar, para que nesse mesmo erro sentisse algo de bom. É porque deve ser assim.

Erramos, cansamo-nos, tentamos, desistimos, aceitamos.

Perceber o que fazemos de mal é importante para obtermos algumas respostas. Assim que tomamos conta das nossas más decisões, das nossas irresponsabilidades e dos nossos erros, colamos as peças do puzzle e temos o retrato claro do que somos.

É pena que muitos erros não se possam corrigir. Atrás desta tomada de consciência vem o arrependimento. Crucificamo-nos por termos dito, escrito, ou escolhido tal coisa. Queremo-nos fechar em casa, trancar a porta do quarto, deitar-mo-nos, fechar os olhos e apagar. Não sabemos o que fazer.

Até que vêm as memórias. As lembranças daqueles tais momentos em que fomos felizes nesse tal erro.
Isso poderia ser um factor que nos fizesse sorrir, esquecer e seguir em frente.
Surpreendentemente não o é.
Continuamos sem um objectivo.
Apenas continuamos a tentar corresponder às expectativas dos outros. Daqueles que nos relembram todos os dias o quanto errámos, mesmo sem o saberem."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida