Altos & Baixos

É certo e sabido que a vida é feita de altos e baixos. 

Todos nós já ouvimos essa expressão. No concreto, o que é que essa porra que dizer? Esses altos e baixos aparecem em igual número? Ou há mais altos do que baixos? Ou mais baixos do que altos? Estão em igual proporção? Ou têm ambos o mesmo valor? Ou não? Por exemplo, um momento baixo pode valer mais do que dois momentos altos? Ou, por outro lado, o peso daquilo que é positivo na vida vais ser sempre superior ao peso daquilo que é negativo?

No fundo, quererá a frase a vida é feita de altos e baixos ser somente isso: uma constatação de factos? Sem daí retirarmos a resposta para aquilo que esses momentos significam na vida de cada um? Parece-me que sim.

Sei que as minhas questões parecem confusas e desconexas, mas, por vezes (mais do que aquelas que queria), é assim que vejo a realidade à minha volta, é assim que vejo a minha própria realidade. Nunca podemos saber se um bom momento vai durar o tempo que queremos. Nunca sabemos quanto tempo vamos sofrer com algo que nos perturba. E como é que se lida com isso?

Creio que é possível termos uma "boa vida" que tem fases menos boas. Porém, também acredito no contrário: ter uma vida menos boa, mas onde, por vezes, acredita-se que é possível alcançar o que desejamos mas, mais importante do que isso, que a nossa sina vai mudar. No entanto, não é preciso esperar muito tempo para perceber que a realidade nos engole, novamente, e voltamos para o nosso "buraco".

Confesso que durante muito tempo tinha dificuldade em perceber porque é que as pessoas se suicidavam. Muitos daqueles que me conhecem, sabem que eu olhava para este tipo de acção como algo inexplicável. O que é que podia ocorrer (ou não ocorrer) na vida de uma pessoa que a fazia acreditar que ela tinha todo o poder do mundo para acabar com a sua existência? Não. Isso parecia-me inacreditável. Parecia-me absurdo, porque acreditava que existia sempre uma solução.

No entanto, com o passar do tempo, a vida tem-me demonstrado exactamente o contrário. A minha falta de compreensão é, assim, justificada pela minha falta de conhecimento.

De facto, as pessoas podem passar por momentos aflitivos, sem quem está à sua volta se aperceber por completo da extensão do seu sofrimento. As pessoas sofrem sozinhas, em silêncio e não conseguem sair dessa própria protecção que esse sofrimento acaba por dar. E se não se consegue sair dessa espécie de zona de conforto... Dificilmente, é possível perceber que há coisas positivas que se podem aproveitar. E o desfecho acontece.

Mesmo que a nossa vida seja uma porra, que pareça que não conseguimos sair da cepa torta... Mesmo quando nos sentimos sós que nem cães; mesmo quando não conseguimos encontrar alento da nossa rotina; mesmo quando somos obrigados a lidar com situações pelas quais não ansiamos e nem sequer desejámos (muito pelo contrário); mesmo quando nos sentimos encurralados entre quatro paredes. Importa apenas tentar "fazer acontecer" alguns momentos positivos... Através de simples gestos, como ler um livro que temos na mesinha de cabeceira, ouvir uma música que nos emociona, dar um passeio pelo qual ansiamos. Mesmo que depois tudo volte à "porra" de sempre, só se pode suportar essa vida se pudermos vir à superfície do nosso buraco de vez em quando, mesmo que seja esporadicamente.

Sim. A vida é feita de altos e baixos. A diferença é que em alguns casos, os baixos parecem ser permanentes, enquanto que os altos são fugazes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida