Ah Queres Fazer Justiça? Então, Estás Suspenso!
O Supremo Tribunal de Justiça espanhol suspendeu o juíz Baltasar Garzón das sua actividade profissional. As razões de tal decisão prendem-se com a queixa feita por duas organizações de extrema-direita espanholas, que contestam o facto de Garzón estar a investigar os assassínios em massa feitos na Guerra Civil espanhola e nos primeiros anos da ditadura de Francisco Franco. Segundo estas organizações de extrema-direita, esta investigação viola a Lei de Amnistia de 1977 (os membros do governo de Franco estão salvos de qualquer processos por crimes cometidos durante a Guerra Civil ou pelo governo de Franco, de 1939 a 1977)
Cada vez mais penso que a justiça não funciona, mas tento sempre acreditar quem nem tudo é igual. Juízes como Baltasar Garzón fazem-me acreditar nisso. Poucas vezes oiço falar num juíz que não tem medo de pegar em casos tão complicados que envolvem corrupção, terroristas bascos da ETA (por causa dos vários processos que levou até ao fim, Garzón está com guarda pessoal, para protegê-lo de eventuais ataques de que pode ser alvo por parte da ETA), levantou a sua voz contra a guerra do Iraque e actualmente estava a trabalhar na investigação dos vários crimes cometidos no regime franquista, em Espanha.
Parece-me inconcebível como é que uma amnistia do ano de 1977, que protege criminosos hediondos ainda continue em vigor e parece-me ainda mais absurdo este juiz ser suspenso das suas funções por querer levar a cabo mais um trabalho que visa dar justiça às várias vítimas de crimes praticadas contra a humanidade. Sim, porque trata-se de crimes contra a humanidade, não estamos a falar de pequenos roubos ou difamações. Estamos a falar de milhares de pessoas que morreram às mãos de um regime que, pelos vistos, continua a ser querido para alguns dos seus apoiantes que, por sua vez, ainda merecem ter a lei do seu lado, como aconteceu neste caso.
A acção do Supremo Tribunal de Justiça resume-se a: Ah Queres Fazer Justiça? Então, Estás Suspenso! Acho que sim. Até acho que o juiz que tomou esta decisão deve estar, agora, sentado no seu sofá a beber um bruto de um whisky e a ver como a sua conta no banco está mais recheada.
Bem haja à justiça que já não existe!
Bem haja à hipocrisia dos nossos tempos!
Bem haja à corrupção exercida por um poder supostamente soberano, de supervisão, de protecção.
Bem Haja ao poder mais importante de um Estado de direito que hoje mostrou ser, sem sombras de dúvida, de corrupção!
Link da Reportagem RTP
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Juiz-Baltasar-Garzon-suspenso-das-suas-funcoes.rtp&article=344601&visual=3&layout=20&tm=7
Comentários
Enviar um comentário