O que uma Canção pode despertar em Nós

Estou perto da hora de almoço e, cheia de um sono que não me deixa em paz e que insiste em fazer-me frente, começo a fazer uma pesquisa na Internet. Textos dão a vídeos e, como tantas vezes me acontece, acabo por me perder no youtube. Há alturas em que penso o quão óptimo é o site ter aquela secção de relacionados. Porém, há outras ocasiões em que, confesso: queria que aquilo não existisse. Vamos lá ver, uma pessoa está a trabalhar e não se pode distrair. Mas como a carne é fraca, no meio dos vídeos que estou a visualizar para um trabalho, acabo por ir de encontro a uma música que, simplesmente, não ouvia há anos. E o que acontece é que eu ainda sei a letra de cor. E fico a ouvir aquilo três ou quatro vezes de seguida e não consigo parar de cantar. A minha sorte é que não está ninguém no estúdio... 


Subitamente, sinto-me tão bem e tão leve que não consigo parar de sorrir. A canção que ouvia fez-me regressar ao meu 10º ano. A maneira como tinha vibrado com a descoberta daquela música na altura era a mesma com que eu agora me encontrava. 

Para mim é muito curioso perceber isso. Aquilo que aquela canção me fez despertar naquele dia estava completamente adormecido. Os sons e as composições tornam-se tão importantes e vitais quando nos fazem voltar atrás, aos tempos felizes e ingénuos da nossa juventude. Sei bem que ao escrever isto parece que sou uma pessoa de cinquenta anos a relembrar os tempos em que era miúda. Apesar de jovem são muitas as vezes em que assim me sinto. 

Hoje em dia pedem muito mais de nós. Exigem muito mais de nós. Aquilo que se passa é que nós próprios exigimos muito mais. Colocamos em nós uma pressão absurda, porque não queremos fazer nada mal. Não queremos responder mal a ninguém. Não queremos perder a noção daquilo que é certo ou errado, daquilo que é mentira ou verdade. E isso, por vezes, é o mais difícil. A vida é mais exigente para quem quer ser uma pessoa consciente e que quer respeitar os seus valores. Sinceramente, creio que é assim que devemos viver, mas, também desta forma, perdemos a simplicidade e a ingenuidade que faz parte da juventude. 

Na vida actual tudo tem consequências. Quando somos mais novos elas também existem, para uns mais do que para outros, mas a nossa forma de lidarmos com elas e de as aceitarmos é completamente diferente.

De qualquer das formas, aquilo que senti ao ouvir novamente aquela canção foi uma enorme leveza de espírito e de consciência. Aquela sensação de não termos nenhum peso que nos é imposto pela nossa vivência, pelo nosso crescimento e pelo nosso dia-a-dia. 

Agora que reencontrei esta música não a vou deixar escapar e vou colocá-la no meu mp3. Esta é como se fosse mais uma tentativa de perdurar o mais possível este sentimento de despreocupação, que eu sei que não vai durar mais do que uns quatro minutos, o tempo de duração da canção. Mas mais vale isso do que nada. 


P.S: E sim, para quem não sabia, eu gosto de algumas músicas dos Blue! E está é uma delas :)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Posso dizer-te que Gosto de Ti?

A Dúvida da Certeza

Fura Vidas - Preciso de um Joca na Minha Vida